21.1 C
Rondonópolis
, 29 junho 2024
 
 

EDITORIAL: Queimadas ameaçando novamente…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

A estiagem mal começou e as queimadas já trazem preocupação em Mato Grosso. O problema não é novo, e em 2020 as queimadas causaram danos avassaladores à fauna e flora do Pantanal.

Além disso, Mato Grosso tem em seu território três biomas importantes – Pantanal, Cerrado e Amazônia. Este ano, com o período de estiagem tendo iniciado mais cedo e com poucas chuvas registradas no verão, a preocupação se torna ainda maior, principalmente com o Pantanal, onde as chamas já se alastram em alguns locais do nosso Estado, além do vizinho Mato Grosso do Sul.

A situação de alerta voltou a movimentar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso que reuniu a Câmara Setorial Temática (CST) das Mudanças Climáticas esta semana.

A promessa dos deputados é entregar o relatório com ações para evitar que as mudanças climáticas tragam impactos irreversíveis para a sociedade, economia e o meio ambiente de Mato Grosso até o dia 6 de agosto.

O que já foi adiantado pela CST é que o relatório final deve questionar o que o Governo Federal e o Governo no Estado têm feito para preservar o Pantanal e que medidas serão tomadas a partir deste ano.

A verdade é que mesmo com todos os problemas ocasionados pelas queimadas, especialmente nos últimos anos, e de forma alarmante no Pantanal, pouco se viu de ações que realmente busquem evitar os impactos das mudanças climáticas em Mato Grosso.

O Estado, mais uma vez, parece que vai correr atrás do prejuízo. De prevenção mesmo, é difícil elencar algo de concreto realizado.

Além da implementação de ações preventivas, de punição para os responsáveis pelos focos de incêndio, é fundamental que a CST aponte propostas com alternativas para combater os focos de incêndios com maior eficácia, bem como avalie a legislação atual que trata das ações de calamidade pública e de preservação dos biomas.

A expectativa é que o relatório da ALMT possa contribuir, não só no debate sobre os impactos das mudanças climáticas em Mato Grosso, mas no aprimoramento da legislação tanto para as ações de prevenção como de combate às queimadas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Prêmio “Patrícia Acioli” | Recompensa de R$ 10 mil | Provas neste domingo | Buscas por desaparecido

PRÊMIO “PATRÍCIA ACIOLI” I As inscrições para o “13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos” seguem abertas até o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img