17.8 C
Rondonópolis
, 1 julho 2024
 
 

EDITORIAL: O calcanhar de Aquiles…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A saúde realmente se tornou, especialmente nos últimos meses, o calcanhar de Aquiles da gestão do prefeito Zé do Pátio. Constantemente envolta em problemas, a pasta enfrenta ainda mais dificuldades nesta última semana.

Desta vez, os problemas vão desde escândalos de assédio moral a dentistas da rede, à denúncias de reutilização de materiais descartáveis em pacientes da odontologia, e ainda sobre máquinas paradas de hemodiálise, causando transtornos a pacientes renais.

Todas essas situações escancaram, mais uma vez, os problemas na saúde municipal. Infelizmente, os prejuízos vão sendo sentidos continuamente pelos usuários do SUS em Rondonópolis, que merecem um serviço de qualidade, mas vêm recebendo justo o contrário.

Os problemas atuais demonstram que a saúde municipal realmente está fora dos trilhos. É absurdo, por exemplo, que um gestor, como denunciado na odontologia, tente obrigar dentistas a reutilizarem materiais descartáveis em pacientes. É inconcebível. Assim como é muito problemático, os profissionais da área serem assediados moralmente.

Como se não bastassem essas denúncias no setor de odontologia, pacientes do Centro de Nefrologia também denunciaram nesta semana que nove das 26 máquinas de hemodiálise pararam de funcionar, simplesmente por falta de manutenção.

Neste caso, a Secretaria de Saúde admitiu o problema e disse que a manutenção das máquinas, que deve ser feita mensalmente, não estava sendo realizada porque o contrato com a empresa que prestava o serviço venceu.

Novamente ficou evidenciado a falta de planejamento e organização na gestão municipal. Não é compreensível que o contrato com uma empresa que presta um serviço tão importante vença e não se tenha outra licitação já concluída ou em fase de conclusão para uma nova contratação. São serviços que não podem ser interrompidos.

Além disso, ainda que os pacientes não tenham ficado sem realizar as sessões de hemodiálise, tiveram seus horários alterados e a vida prejudicada, até porque não deve ser confortável um paciente ficar até de madrugada fazendo uma sessão de hemodiálise.

Enfim, o que fica disso tudo é que a Prefeitura deveria dar mais atenção para a saúde, trabalhar com mais organização, melhor planejamento e agir com rapidez para resolver problemas. A população merece mais respeito e serviço de qualidade.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano Real deixa legado de juros altos e câmbio volátil, segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil

O plano que trouxe estabilidade para a economia deixou um gosto amargo para certos setores da economia. Remédios essenciais do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img