30.7 C
Rondonópolis
, 27 junho 2024
 
 

Tesouro nacional: Rondonópolis fica entre os piores do Brasil no ranking de qualidade contábil e fiscal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Em Mato Grosso, dos 141 municípios, Rondonópolis é o 131º colocado e no Brasil, apenas o 5.220º entre as 5.568 cidades brasileiras (Foto – Divulgação)

Com nota E, a mais baixa na avaliação, Rondonópolis aparece entre os piores municípios de Mato Grosso e do Brasil no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi de 2024, que é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em Mato Grosso, dos 141 municípios, Rondonópolis é o 131º colocado e no Brasil, apenas o 5.220º entre as 5.568 cidades brasileiras.

Conforme o Tesouro Nacional, o objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

O Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF) é uma atribuição de notas para o desempenho dos municípios e estados no Ranking Siconfi, conforme o seu desempenho percentual.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

São 5 níveis que vão da letra A até a letra E, sendo o maior conceito (A) atribuído a entes que tiveram mais do que 95% das informações avaliadas como corretas e o menor (E) àqueles com conformidade abaixo de 65% nos dados avaliados.

O ranking de 2024 traz os dados de 2023 e mostra Rondonópolis com 58.656 pontos, com apenas 39,6% das informações com conformidades nos dados avaliados.

Em Mato Grosso, somente os municípios de Santa Carmem, Sapezal, Sinop e Diamantino tiveram nota A no ranking.

Entre aqueles com nota E, estão, além de Rondonópolis, Peixoto de Azevedo, Confresa, Porto Estrela, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Vila Rica, Ponte Branca, São José do Xingu, Paranatinga, Nova Marilândia, Santa Cruz do Xingu, São José do Povo, Juruena, Ribeirão Cascalheira, Alto Boa Vista, Nova Nazaré, Jaciara, Nova Lacerda e Santo Antonio do Leverger.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual é a análise que podemos fazer desse resultado de Rondonópolis? Um município punjante na sua economia, isso demonstra a força da iniciativa privada, porém o setor público muito fraco e vive num ostracismo generalizado e histórico, servindo de obstáculo para a transparência e qualidade dos gastos públicos. Faz se necessário com urgência um gestor mais comprometido com a municipalidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Mesquinharia”: Vereador volta a cobrar liberação de emendas impositivas

O vereador Subtenente Guinancio (PSDB) classificou, na sessão da Câmara Municipal de ontem, como “mesquinharia” o fato do prefeito...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img