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Rondonópolis
, 2 julho 2024
 
 

Corredores de ônibus: Prefeitura diz que o contrato foi encerrado

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A prefeitura repassou que fez o pagamento dos serviços que haviam sido feitos e anulou o empenho da obra (Foto – Arquivo)

Depois de reportagem do A TRIBUNA em sua edição do final de semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou, ontem, que encerrou o contrato com a empresa que executaria as obras de demarcações e sinalizações das ciclofaixas e ciclorrotas nas principais vias da região central da cidade.

A pasta destacou que havia prorrogado o contrato por mais 120 dias e decidiu por finalizá-lo em março deste ano.

A prefeitura ainda explicou que fez o pagamento dos serviços que haviam sido feitos e anulou o empenho da obra. A Secretaria, no entanto, não informou o valor pago, nem os motivos que embasaram a decisão de não dar continuidade ao projeto e encerrar o contrato com a empresa. Também não disse se recebeu o estudo das entidades.

As obras das ciclorrotas e ciclofaixas foram suspensa há um ano após pedido de entidades de classe, como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) que ficaram responsáveis por apresentar um estudo sobre o sistema ao Município em um prazo de 15 dias. Na época, a Câmara Municipal também solicitou a suspensão dos serviços.

A implantação das faixas exclusivas para ônibus, ciclorrotas e ciclofaixas foi anunciada ainda em junho de 2022, quando a prefeitura contratou uma empresa por R$ 1,6 milhão para execução do serviço.

O contrato previa a sinalização horizontal e vertical nas principais ruas e avenidas da cidade para criar a nova estrutura.

A sinalização, contudo, começou a ser executada em maio de 2023 pela Rua Dom Pedro II, o que acabou gerando vários questionamentos e resistência de comerciantes da região central, que temiam ser prejudicados com a perda de estacionamento de veículos.

O caso chegou às entidades e à Câmara Municipal, que em uma ação conjunta, solicitaram que a prefeitura suspendesse a inserção das faixas e ciclorrotas.

EDITORIAL

Sobre o assunto, leia também o Editorial de hoje do A TRIBUNA, aqui.

 

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