23.7 C
Rondonópolis
, 3 julho 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Presidente Júnior Mendonça: “Será que a Câmara Municipal, na véspera de iniciar a campanha eleitoral, voltou a ser um Puxadinho da Prefeitura?…”

1- SENHORES E SENHORAS,

anotem ai o nosso CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:
FALTAM105 DIAS PARA O PLEITO ELEITORAL
(E após as eleições, em 6 de outubro, serão ainda 86 dias da gestão Zé do Pátio para então tomar posse o novo prefeito de Rondonópolis. A grande esperança é que o eleitor rondonopolitano acerte na escolha e passamos a ter um grande administrador municipal. Rondonópolis, pelas suas privilegiadas condições econômicas merece um prefeito que tenha condições de explorar toda essa potencialidade e a colocar em benefício da sua população.

Basta de amadorismo. Basta de praças e parques! Chegou a hora de discutir o macro com as forças econômicas do município. Criar um Forum de Desenvolvimento permanente envolvendo toda a sociedade. Planejar melhor para executar melhor.

Atualmente é muito dinheiro, milhões…, sendo muito mal empregado e desperdiçado em obras mal acabadas e rapidamente abandonadas. Enquanto a população não é atendida em educação, infraestrutura adequada e, principalmente, na Saúde…São multidões peregrinando pelos prontos atendimentos por todos os lados da cidade e não acham médicos suficientes e até mesmo material básico de atendimento. Falta de tudo, material de higienização a medicamentos básicos.

2- E POR FALAR

na bagunça generalizada no atendimento de Saúde municipal, o assunto que tomou conta de toda a semana foi a denúncia feita pelo CRO – Conselho Regional de Odontologia contra a Neuzeli Fuza, que é a superintendente bucal da Secretaria Municipal.

A bronca foi de que estaria havendo assédio moral contra os dentistas da rede municipal, inclusive com demissão, como ocorreu com a dentista Paula Nunes. Segundo a presidente do CRO, Wania Dantas, que esteve em Rondonópolis para acompanhar os casos denunciados, bem que ela tentou falar com o prefeito Zé do Pátio, mas não tinha conseguido.

Pasmem, Senhoras e Senhores, os dentistas estavam sendo obrigados a reutilizar materiais descartáveis em seus atendimentos. Um verdadeiro atentado contra a saúde pública.

E como o prefeito Zé do Pátio gosta dessa servidora Neuzeli!!!. Recentemente ela atendia como secretária do SETRAT e acabou criando a maior polêmica com a vereadora Marildes Ferreira (PSB). A Câmara Municipal, em solidariedade a Marildes, pediu a “cabeça” da Neuzeli e, não teve jeito, o prefeito a exonerou.

Mas depois ela aparece como Superintendente da Saúde Bucal e agora foi todo esse bafafá. É muito desgaste para a administração municipal. Um escândalo em cima do outro…

Bem, finalmente na noite de quinta-feira, o CRO conseguiu se reunir com a secretária da Saúde, Ione Rodrigues, quando apresentou toda as denúncias do que vem ocorrendo entre os cirurgiões dentistas contra a Neuzeli, principalmente sobre a ordem do reúso de materiais descartáveis, que os profissionais rejeitam a atender.

O Conselho solicitou que a coordenação da saúde bucal seja agora chefiada por uma profissional de odontologia, o que não tem nada a ver com a Neuzeli, que é professora aposentada da rede municipal. A Ione garantiu que tomará providências.

É desgaste e mais desgaste nesta reta final da administração Zé do Pátio, e isso é muito prejudicial para o pré-candidato Paulo José Correia (PSB), escolhido pelo prefeito para disputar a sua sucessão.

Sem dúvida que tudo vem refletindo nas pesquisas de opinião pública, onde o seu nome ainda não conseguiu  deslanchar, sempre aparecendo na terceira posição das indicações dos pesquisados. O PAPO continua com aquela sua antiga dúvida: Será que o Zé do Pátio quer mesmo eleger o Paulo José como sucessor?

3- E POR FALAR NO PAULO JOSÉ,

como divulgou o A TRIBUNA na quarta-feira, 19, será ele mesmo o candidato a prefeito pelo grupo das forças progressistas. Aliás, como o PAPO vem afirmando desde o ano passado.

Agora ficou claro que o PT desistiu da pré-candidatura do Carlos Ernesto Augustin, pois é um projeto nacional uma aliança com o PSB (partido do vice-presidente Geraldo Alckimin), que irá apoiar candidaturas do PT para as prefeituras das principais capitais do país, mas em troca o PT também apoiará candidatos do PSB em cidades tidas como estratégicas, como é o caso de Rondonópolis em Mato Grosso.

O presidente local petista, o Wendel Girotto, praticamente confirmou esse apoio à candidatura de Paulo José. E o próprio Teti, que até então se anunciava como pré-candidato do PT, pela primeira vez em público manifestou apoio a Paulo José, e afirmou que “vamos ganhar a Prefeitura, firmes com o Paulo José”.

E ainda acrescentou que será também com o apoio do PSD, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do qual ele é assessor especial. Portanto, nada mais a discutir, o PT marcha com o PSB.

Com o grupo consolidado PT/PSB, uma notícia que não agradou ao Paulo José foi o cancelamento da vinda do presidente Lula a Rondonópolis nesta semana. Sem dúvida que a presença do Lula por aqui nesta fase final de pré-campanha oxigenaria bem a campanha do Paulo José Correia, no entanto não ficou descartado que o presidente da República poderá agendar uma data durante a campanha eleitoral para subir do palanque do grupo das forças progressistas.

RESTA POR AQUI VERIFICAR

como fica o deputado estadual Nininho, que é a maior liderança regional do PSD, depois que ele participou do evento de apoio à pré-candidatura do deputado Thiago Silva (MDB), deixando claro que estará na sua campanha para a Prefeitura.

E ainda tem o detalhe que o Fausto, filho do Nininho, poderá vir a ser o candidato a vice-prefeito do Thiago Silva. Segundo os bastidores, o Nininho tem os dias contados no PSD, pois na janela partidária deverá deixar o partido para se filiar ao REPUBLICANOS ou ao União Brasil.

4- E A CÂMARA MUNICIPAL

voltou a ser mesmo “um puxadinho do Executivo”?
Lembram, Senhoras e Senhores, que o atual presidente do Legislativo, o vereador petista Júnior Mendonça bateu muito na tecla, quando lançou a sua candidatura a presidente da Mesa Diretora, de que o seu maior propósito era o de acabar com essa pecha, tão comentada em Rondonópolis, quando o prefeito José Carlos do Pátio manipulava como queria as votações dos seus projetos enviados à Câmara Municipal.

Dizia ele que iria resgatar a credibilidade dos vereadores e da Mesa Diretora. E até que o prefeito Zé do Pátio andou padecendo com as atitudes tomadas pela nova Mesa Diretora, principalmente em relação aos pedidos de urgência da maioria dos projetos do executivo, que eram rejeitados.

Uma polêmica travada entre o Executivo e o Legislativo foi a aprovação da inclusão das Emendas Impositivas no orçamento deste ano de 2024, para serem  pagas pelo prefeito até o dia 30 de junho. Zé fez de tudo para barrar essa pretensão dos vereadores, mas acabou perdendo a batalha, inclusive só tem esta semana para cumprir com essa obrigação no orçamento.

No entanto, o que vem chamando a atenção geral é que ultimamente os projetos do prefeito vêm sendo aprovados, mesmo quando geram polêmicas.

Como aconteceu com os que criaram mais de 160 cargos para as Secretarias, quando o líder do prefeito, vereador Reginaldo Santos (PSB) foi incansável nas manobras legislativas, tendo retirado os projetos da pauta de votação em sete oportunidades, pois sentia que não haveria votos suficientes para a aprovação, e só na oitava vez é que acabou sendo votados, e aprovados…, sob denúncias de que Zé do Pátio conquistou quatro votos que faltavam em troca de liberar as emendas impositivas desses vereadores.

E NESTA REUNIÃO

de quarta-feira, 19, a Câmara Municipal voltou a ser considerada como “Puxadinho da Prefeitura”, quando não passou o requerimento apresentado pelo vereador SubTenente Guinancio, convocando a secretária municipal de Saúde, a Ione Rodrigues, e a superintendente de Saúde Bucal, Neuzeli Fusa, para prestarem esclarecimentos sobre as graves denúncias apresentadas pelo CRO – Conselho Regional de Odontologia por a prática de assédio moral a dentistas da rede municipal e a reutilização de material descartável.

O requerimento acabou sendo rejeitado pois faltou um votinho. Foram dez vereadores favoráveis e quatro contrários. Precisava de 11 para aprovar a convocação dos dois servidores.

Pois é, neste placar QUATRO foi maior do que DEZ. Não tem como justificar as ausências na hora da votação dos vereadores Investigador Gerson, Cido Silva, Marisvaldo e, principalmente, a vereadora Marildes Ferreira, que é a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

O Adilson do Naboreiro estava ausente da reunião, por motivo particular, o que também não se justifica, pois o vereador tem a obrigação de reservar a quarta-feira para cumprir com o seu papel de representante da população. Já o vereador Cláudio da Fármacia foi por motivo de saúde, se recupera de uma cirurgia.

Dentre esses ausentes tinha bem mais de um voto favorável à convocação da secretária Ione e da superintendente Neuzeli, que teriam de comparecer à Câmara para responderem sobre as graves denúncias sobre a área de Odontologia.

Praticamente esses 6 vereadores se somaram aos quatro contrários (Reginaldo, Batista da Coder, Kazagrande e Beto do Amendoim) e livraram a administração de Zé do Pátio de mais um grande desgaste público, mas contribuíram, às vésperas de uma campanha eleitoral, para reacender a famosa pecha de que a Câmara Municipal é um puxadinho da Prefeitura.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Videomonitoramento: Câmeras estão sendo instaladas em vários pontos da cidade

As câmeras do programa Vigia Mais MT estão sendo instaladas em vários pontos da cidade. O início da instalação...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img