28.2 C
Rondonópolis
, 30 junho 2024
 
 

O calendário rotário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(*) by Jerry Mill

O mês de julho se avizinha e, com ele, dar-se-á início a mais um ano rotário. Na verdade, tem sido assim desde 1913, quando o primeiro dia do sétimo mês do ano passou a ser a data oficial do começo de um novo ciclo no Rotary e entidades correlatas, como a Fundação Rotária, a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), Rotakids, etc.

Em tese, portanto, é nesse período de 365/366 dias que, isoladamente ou em conjunto, os seus eventos e as suas ações acontecem. Na prática, porém, a coisa não é bem assim. Afinal, o Rotary é um clube de serviço que, fundado em 1905, reconhecido e respeitado em escala planetária, não para – e tem procurado se adaptar aos novos tempos com o máximo de celeridade. Em outras palavras, ele tem se adaptado às suas próprias necessidades e à realidade (ou às realidades) ao seu redor.

Para começar, por uma questão lógica e cronológica, encontros como a Assembleia Internacional, a Conferência Distrital, o Instituto Rotário e a Convenção do RI (Rotary International) acontecem semanas ou meses antes ou depois do efetivo final do ano rotário, que ocorre impreterivelmente todo dia 30 de junho. Por outro lado, as cerimônias/festivas de posse dos dirigentes (Presidente do RI, Governador do Distrito e Presidente do Clube) e suas respectivas equipes podem ser promovidas apenas alguns dias antes ou depois daquela data oficializada, embora a “data ideal” seja o dia 1° de julho. Daí, uma vez empossados, durante este período de 365/366 dias, cada um dos dirigentes tem a sua própria agenda, atribuições e prioridades, das mais simples às mais complexas – que vão desde a celebração de datas históricas ou comemorativas* a reuniões com pessoas influentes no poder público e na iniciativa privada.

É o que vai acontecer com a norte-americana Stephanie Urchick, que no dia 1° de julho se tornará a segunda mulher a assumir a Presidência do RI. Antes dela, neste dia 29 de junho, no município de Barra do Bugres, o paulista Donizeti Aparecido de Souza assumirá a Governadoria do Distrito 4440. Depois de ambos, no dia 2 de julho, o rondonopolitano Alex Rafael Alves da Silva assumirá (pela segunda vez) a Presidência do Rotary Club de Rondonópolis, o mais antigo da cidade, fundado no dia 22 de maio de 1968.
Reuniões presenciais ou remotas e visitas a outros clubes, cidades, estados e países ou regiões geográficas é o mínimo a ser feito por um ou outro desses dirigentes. Cada um deles sabe que tem uma lista de direitos e principalmente de deveres a serem cumpridos somente por eles próprios, bem como uma outra lista de benesses e de exigências que todos os rotarianos, independentemente da sua posição, podem ou devem igualmente desfrutar ou seguir/respeitar. Está (quase) tudo lá, no Estatuto ou no Regimento Interno de cada agremiação!

Apesar de ser essencialmente um clube de serviço e não de recreação, é sempre bom lembrar que o Rotary tem como base o companheirismo. Isso quer dizer que, desde os seus primórdios, em 1905, a maioria das suas campanhas ou festas é promovida para arrecadar fundos para seus projetos e suas ações em benefício da comunidade, não sendo excluídos os momentos de diversão e de descontração entre os seus associados, mas sem excessos ou exageros. O que também vale para o intercâmbio (não apenas de jovens), outro item de extrema importância neste tripé em que o Rotary está assentado.

Daí você ver, dear reader, tantas informações sendo veiculadas pelas mídias tradicionais, pelas redes sociais ou no boca-a-boca dando conta das muitas coisas que o Rotary já fez, está fazendo e ainda pode fazer em prol da população local, estadual, nacional e global durante cada ano rotário, de julho a junho. Sobre o qual, aliás, você pode obter maiores esclarecimentos, caso tenha interesse. Para tanto, basta procurar um dos oito clubes existentes em nossa cidade.

Pode acreditar: quem conhece e vive a verdadeira essência do Rotary não diz o ideal de “Dar de si antes de pensar em si!” apenas da boca para fora. Nem mesmo no dia 1° de abril…

* Um exemplo óbvio é 23 de fevereiro, estabelecido como o Dia (Nacional) do Rotary e, consequentemente, o Dia do Rotariano.

(*) JERRY MILL é presidente da ALCAA (Associação Livre de Cultura Anglo-Americana), membro-fundador da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) e associado honorário do Rotary Club de Rondonópolis

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comoção: Órgãos de adolescente de Rondonópolis vão salvar vidas

A decisão de uma família rondonopolitana, em um momento de tristeza e luto, vai poder salvar a vida de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img