24.3 C
Rondonópolis
, 29 junho 2024
 
 

Frente de trabalho para estradas durante a seca é avaliada no MT

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Presidente da Famato, Rui Prado: “No período da seca vamos fazer um trabalho junto ao governo do estado para manutenção, conservação e pavimentação das estradas”
Presidente da Famato, Rui Prado: “No período da seca vamos fazer um trabalho junto ao governo do estado para manutenção, conservação e pavimentação das estradas”

O Governo de Mato Grosso se comprometeu em disponibilizar cinco milhões de litros de óleo diesel aos municípios do Estado para ajudar na recuperação das estradas prejudicadas pelas chuvas. Além disso, a partir do período da seca, serão firmadas parcerias entre o governo, prefeituras e produtores rurais para manutenção, pavimentação e conservação de 22 mil quilômetros de estradas.

O compromisso foi feito esta semana durante reunião solicitada por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e dos Sindicatos Rurais de Sorriso, Nova Ubiratã e Barra do Bugres, no palácio Paiaguás. “Foi uma reunião positiva. Com o apoio do governo em disponibilizar óleo diesel e o apoio dos produtores, que estão identificando os locais mais críticos e emergenciais, acredito que vamos conseguir colher a safra. No período da seca vamos fazer um trabalho junto ao governo do estado para manutenção, conservação e pavimentação das estradas”, avaliou o presidente da Famato, Rui Prado.

Segundo o governador do Estado, Silval Barbosa, além do apoio com o óleo diesel, cada município conta com um conjunto de máquinas para auxiliar neste momento. “A defesa civil também está atenta para mapear os pontos emergenciais. Colocamos à disposição dos municípios a estrutura de todas as patrulhas mecanizadas para arrumar os trechos mais críticos”, informou Barbosa.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, avaliou o resultado da reunião positivo. “Em relação a Sorriso, o governador falou que está acatando todas as situações de emergência da região e se, em função das chuvas, o produtor perder muito e tiver que fazer renegociação de dívida, tendo a situação de emergência, é mais fácil fazer uma negociação”, opinou Lenz.

Em Nova Ubiratã, o presidente do sindicato, Cláudio Bratz, informou que em apenas dois dias choveu 200 milímetros no município. “Também solicitamos situação de emergência junto com Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Em Nova Ubiratã registramos problemas em pontes e estradas. Tiveram caminhões parados durante dois dias em atoleiros. O município tem três mil quilômetros de estradas vicinais, estaduais e federais e a maioria está com problemas”, destacou, avaliando que o auxílio com o diesel e maquinário será importante neste momento emergencial.

Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, o diretor Executivo, Seneri Paludo, e a assessora parlamentar, Aylla Kipper.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comoção: Órgãos de adolescente de Rondonópolis vão salvar vidas

A decisão de uma família rondonopolitana, em um momento de tristeza e luto, vai poder salvar a vida de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img